Instituto Pensar - TSE vê condições técnicas para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz colunista

TSE vê condições técnicas para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz colunista

por: Revista_Fórum 


Foto: site Migalhas (Reprodução)

Por Henrique Rodrigues

colunista Lauro Jardim, do diário conservador carioca O Globo, publicou neste domingo (29) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já teria um parecer técnico sobre o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, por abuso econômico e uso indevido de redes sociais nas eleições de 2018, e este seria favorável à destituição do presidente da República e de seu vice.

Na campanha que antecedeu o último pleito presidencial, em 2018, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, bem como aliados que participaram auxiliando-os na corrida eleitoral, são acusados de terem feito milhões de disparos em redes sociais e aplicativos de mensagens com teor falso, o que configuraria crimes de abuso econômico, já que nunca ficou claro quem pagou pelo serviço caríssimo, de uso indevido da internet.

Jardim afirma, no entanto, que fontes ligadas ao Tribunal Superior Eleitoral alegam que, para além do parecer técnico que possibilita a cassação, seria necessária a criação de uma atmosfera política que possibilite tal ação, inexistente no momento.

Relação com TSE não é das melhores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou durante entrevista ao Canal Rural gravada na última sexta-feira (20) e exibida nesta terça-feira (24) sobre a sua relação com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que "extrapolou, no meu entender, os limites. Não está arrebentando, arrebentou a corda?.

"Olha, eu digo que aqui em Brasília não tem gente com superpoderes. Eu sou chefe do Executivo, sou transitório. Nós temos do outro lado da Esplanada a Câmara e o Senado, que também são passageiros. E mais à esquerda, o Supremo Tribunal Federal, onde alguns poucos ministros, no meu entender, têm exagerado, têm se exacerbado e prejudicam o andamento da nação?, disse.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, por sua vez, afirmou a senadores que recebeu em visita de solidariedade, por conta do processo de impeachment que o presidente moveu contra ele, que a Corte entrou no modo "bateu, levou?. A casa não vai mais admitir os arroubos golpistas de Bolsonaro.

Moraes também tranquilizou os senadores sobre a possibilidade de um levante de PMs durante as manifestações de 7 de setembro. O ministro, que é ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, afirmou que está em contato com titulares das pastas nos estados. Ele recebeu a garantia de que não há movimento organizado neste sentido.

Excursões golpistas

Enquanto isso, vários grupos intitulados "patriotas? e "conservadores? organizam excursões em diversos estados brasileiros para ir a Brasília e São Paulo no próximo 7 de setembro, Dia da Independência. A intenção é participar dos atos golpistas fomentados pelo presidente Jair Bolsonaro, que ganharam grande dimensão nos últimos dias após a difusão de um áudio do cantor sertanejo Sérgio Reis, no qual dizia planejar a invasão do STF, e das notícias de que policiais militares, inclusive um coronel da PM paulista, estão incentivando insubordinação por parte de suas tropas.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: